Como desenvolver plano de marketing para e-commerce
Com a tecnologia em constante crescimento e evolução, as vendas online tornam-se cada vez mais frequentes e essenciais. Por isso, desenvolver um bom plano de marketing para e-commerce é fundamental.
Com a tecnologia em constante crescimento e evolução, as vendas onlines tornam-se cada vez mais frequentes e essenciais. Por isso, desenvolver um bom plano de marketing para e-commerce é fundamental. A ECA-USP preparou um tutorial especial sobre esse tema.
Plano de marketing para e-commerce: como desenvolver?
Um bom plano de marketing para e-commerce é essencial para os dias de hoje. Mas afinal, você sabe o que é e-commerce?
O e-commerce, de maneira simples, é a compra e venda de produtos e serviços em canais digitais, mais especificamente por meio da internet. Muitas empresas estão percebendo a necessidade de iniciar e focar suas vendas pelo meio “online”. Mas, para alcançar esse objetivo é indispensável um ótimo planejamento de marketing.
Pensando em facilitar o entendimento sobre o assunto, preparamos um passo a passo de como executar um plano de marketing para e-commerce.
1 - Definir metas a serem alcançadas
Analise quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Faça o planejamento com sabedoria, sabendo quais são as suas dificuldades e facilidades, para conseguir concluir as metas traçadas.
2 - Descobrir o público alvo
Identificar o grupo de clientes e o nicho onde está localizada a sua empresa é essencial e importantíssimo para conseguir a comunicação de forma eficaz e sem ruídos.
A criação de personas, que são personagens fictícios que descrevem os consumidores ideais da empresa, é uma ótima dica para iniciar a compreensão do público alvo.
3 - De olho nos concorrentes
Fazer a análise dos concorrentes é um ótimo modo para identificar seus pontos vulneráveis. Estude as estratégias utilizadas por eles, conferindo o site, redes sociais e newsletters.
4 - Defina os canais de comunicação
Após concluir os passos anteriores, é o momento de definir as melhores estratégias de comunicação para o seu e-commerce. Alguns exemplos são: redes sociais, links patrocinados, marketing de afiliados, links patrocinados e email marketing.
5 - Organizar o orçamento
Produzir uma previsão de recursos necessários para cada uma das ações anteriores é um ponto importantíssimo. Afinal, não é possível executar um projeto de grandes proporções se a empresa não possuir condições de bancá-lo.
6 - Analisando os resultados
Esse é o momento de monitorar todas ações feitas, e descobrir o que foi favorável e o que pode ser melhorado. Caso, alguns objetivos já foram conquistados, coloque outros no lugar. Se tiver cometido erros, aprenda com eles, e descubra a melhor maneira de resolvê-los.
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