Marketing de influência: conheça os principais erros
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Com o crescimento constante da era digital, o Marketing de Influência tem ocupado cada vez mais espaço nas plataformas online e se consolidado progressivamente. Hoje, os influenciadores (ou influencers) da internet têm contribuído em grande parte no sucesso das vendas. Afinal, quem nunca adquiriu algo influenciado por eles? Essa estratégia pode ser notada facilmente com os famosos “recebidos” e as próprias publicidades explicitadas com as hashtags #publi ou #ad (de advertisement, traduzido como anúncio).
Mas afinal, o que é o Marketing de Influência? Basicamente é uma estratégia de marketing baseada na confiança e no engajamento. Essa técnica visa uma parceria entre a marca e o influenciador independente, que geralmente possui alto poder de influência como também bastante engajamento nas redes sociais. A marca disponibiliza um briefing que também é a estratégia da campanha (espécie de script contendo instruções sobre o que pode ser falado e o que não pode ser abordado ou que deve ser evitado, além de informações sobre o produto e/ou serviço) e então o influenciador utiliza o seu “palco” e usufrui de sua credibilidade com seus seguidores para gerar identificação e influenciar na decisão de compra.
Por que o Marketing de Influência é importante para as empresas?
A Importância do Marketing de Influência é conseguir ocupar mais espaços de divulgação da sua marca, ou seja, ampliar o canal de comunicação alcançando mais públicos por meio dos influenciadores. Além de poder estabelecer vários tipos de métricas, de acordo com a rede social utilizada e usá-las para montar um plano de ação de acordo com a sua estratégia de marketing.
Apostar na oferta de seus produtos e/ou serviços com o intermédio de um influenciador, faz com que a proposta da campanha tenha um tom mais humanizado, gerando confiança e identificação entre o público e o influenciador. Os resultados obtidos ao utilizar essa técnica são inúmeros, alguns deles são:
- Expansão da base de leads;
- Grande Retorno Sobre o Investimento (ROI);
- Mais possibilidades de canais de comunicação;
- Humanização e acessibilidade;
- Aumento no número de vendas.
O que não fazer na estratégia de Marketing de Influência? Conheça os principais erros
Considerar que quanto maior o número de seguidores, maiores vendas alcançará.
Um grande número de seguidores não é sinônimo de sucesso. Aposte em influenciadores que saibam reter a atenção e a interação com sua audiência. Acredite, um público menor e fiel tende a engajar mais do que um perfil com milhões de seguidores;
Investir em um influenciador que não corresponde com a proposta da marca, seus valores e seus produtos e/ou serviços.
Determinar um nicho para aplicar sua estratégia de Marketing Digital é fundamental para alcançar maiores números de identificação e, consequentemente, gerar vendas;
Não estar preparado para eventualidades que possam acontecer no decorrer da campanha.
Imprevistos, quebra de contrato ou até mesmo polêmicas envolvendo o influenciador podem surgir. Deve-se sempre considerar o contexto em que a publicidade do seu produto e/ou serviço está sendo exposta e dessa forma, estar preparado para lidar com as situações que possam ocorrer;
Não ser claro nas orientações do briefing sobre as promessas do produto e/ou serviço.
Falsas soluções geram expectativa nos clientes que, posteriormente, deixam de consumir sua marca quando elas não são supridas. Auxilie e acompanhe a fala do influenciador contratado para que ele explane o melhor da sua marca com propostas honestas.
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