ChatGPT: o que é e qual seu impacto no marketing?

Descubra como a tecnologia do ChatGPT pode contribuir na otimização de processos na área de marketing do seu negócio!

O ChatGPT, lançado pela OpenI (instituição de pesquisas de inteligência artificial), tem feito bastante sucesso entre os usuários. O chatbot apresenta ser uma ferramenta muito promissora para aliar-se ao marketing digital.


O projeto contou com a ajuda financeira de um de seus apoiadores Elon Musk que apostou no sucesso do projeto. A empresa explicita GPTs como “Generative Pre-Trained Transformer”, ou seja, indicando que a tecnologia foi aprimorada por meio da “Aprendizagem de Reforço com Feedback Humano” ou “RLHF - Reinforcement Learning from Human Feedback”. 


O bot tem reverberado de forma positiva entre os usuários, isso porque a inteligência artificial apresenta uma similaridade bem próxima às respostas humanas. O ChatGPT é capaz de criar músicas, poemas, elaborar resumos de textos, classificar e categorizar diversos assuntos, resolver equações matemáticas entre outras atividades bastante pertinentes e úteis no cotidiano.


A usabilidade do ChatGPT no marketing digital

A incrível capacidade do ChatGPT em gerar código Python - linguagem de programação de alto nível - e produzir textos muito bem elaborados e concisos, não só surpreendeu os profissionais da área como também causou preocupação se a tecnologia implicaria futuramente na substituição de seus serviços. Entretanto, embora o bot apresente um ótimo desempenho, pontos como o limite de sua base, por exemplo, precisam ser ajustados, o que de certa forma tranquilizou jornalistas e programadores. 


Já aos profissionais do marketing digital, a ferramenta não representa ameaças, mas sim apoio em atribuições simples e corriqueiras, como em atividades primárias e repetidas, por exemplo, ou até mesmo como meio de sugestão de conteúdos em momentos em que ocorrer aquele famoso “bloqueio criativo” dos profissionais da área.


Esse trabalho deve ser constantemente acompanhado, pois a tecnologia não é perfeita, como a maioria delas, podendo apresentar falhas de clareza e comunicação. A utilização das funcionalidades do ChatGPT é uma boa estratégia de otimização de tempo que sua empresa pode adotar para focar em tarefas que demandam mais empenho e dedicação.


Fique por dentro das novidades tecnológicas do marketing digital 

A ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) oferece o curso de MBA Comunicação e Marketing para que você se especialize e se destaque na área! Acesse nosso site e matricule-se agora mesmo!

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 97653-8601

(11) 3091-1584

  • endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária CEP 05508-020 – São Paulo

  • email: [email protected]

  • WhatsApp: Clique aqui

Siga-nos