Go-to-market: como funciona?
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Para efetuar um lançamento de algum produto é necessário muito planejamento e estratégia. A utilização do go-to-market é obrigatória para obter sucesso nas vendas. Mas você sabe o que é e como utilizá-lo?
Go-to-market: entenda essa estratégia
Go-to-market, abreviada muitas vezes como GTM, é uma estratégia que visa a estruturação das etapas de lançamento de produtos. Ela contém três pilares fundamentais que direcionam as tomadas de decisões: aspectos do produto, a necessidade dos consumidores e o mercado de atuação.
Essa estratégia de marketing funciona como um roteiro que abrange pesquisas sobre público alvo e mercado. Desse modo, as empresas conseguem produzir um planejamento eficaz e com dados corretos. O GTM é também utilizado em lançamentos de empresas novas e filiais de negócio.
Para colocar em prática o lançamento do seu produto, é recomendado fazer cinco perguntas importantes sobre ele, e isso é o que o go-to-market efetua para você. A ECA-USP preparou o roteiro desses 5 questionamentos fundamentais.
- O público precisa do seu produto?
O seu negócio possui um objetivo claro: resolver a necessidade do cliente e ser a solução para a vida dele.
- Seu produto é necessário para quem?
Descobrir quem é o seu público alvo e o comportamento de compra é fundamental para qualquer tipo de negócio. É importante também, saber se este público está disposto a pagar por essa necessidade, ou seja, contratar ou comprar seus serviços.
- Tem espaço no mercado para o seu produto?
Entender como está o comportamento do mercado e demanda do produto é algo essencial, por isso se questione: “Qual é o meu diferencial em relação aos concorrentes? ”
- Quais os canais de vendas utilizar?
Sabendo qual é a base do seu público alvo, fica mais fácil saber onde vender o seu produto, qual a melhor estratégia de marketing e divulgação utilizar.
- Onde está posicionado o seu produto?
Após passar por todas as etapas anteriores, é o momento de definir o preço e o local onde ele está localizado. Será um produto popular, acessível ou exclusivo? . Caso não consiga responder essa pergunta, é necessário voltar ao início e analisar melhor o público alvo da sua empresa.
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