Portfólio de produtos digitais: o que é e como criar
Itens de um Portfólio de Produtos são agrupados e oferecidos ao mercado visando sua utilidade ao público e a lucratividade da empresa.
Um portfólio de produtos (digitais ou físicos) é o que um negócio oferece aos seus consumidores. Planejar, analisar e criar seu catálogo de forma estratégica contribui na tarefa de divulgação desses produtos, bem como na comunicação entre a empresa, clientes, revendedores e mercado.
É importante realizar a gestão do seu portfólio regularmente, mensurando quais produtos devem permanecer e ainda fazem sentido, quais itens podem ser ser reformulados a fim de atender às necessidades do consumidores - visto que, na atualidade, suas escolhas mudam frequentemente - bem como quais produtos devem deixar de fazer parte do seu catálogo por não oferecer um retorno financeiro significativo em relação a seu investimento.
Para determinar a importância do seu produto, é importante manter-se atualizado sobre seus resultados internos, assim como acompanhar a abordagem da concorrência. Por isso, explore ao máximo os diferenciais do seu catálogo, visto que seus objetivos permeiam entre a lucratividade do seu negócio, impulsiona a receita e, por consequência, conquista novos leads e mantém seus clientes engajados.
Gerenciando seu portfólio de produtos com o método BCG
A Matriz BCG é uma metodologia que foi desenvolvida a fim de analisar o desempenho do seu portfólio de produtos, bem como gerenciar seu ciclo de vida, comparando seu volume, participação e crescimento de mercado. Esse quadro é composto por quatro quadrantes que descrevem e classificam as categorias desse produto, sendo:
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Vaca leiteira: nesse estágio, estamos falando de itens que são consolidados, mas que já atingiram o seu ápice e permaneceram estagnados. Nesse caso, o ideal é apenas manter sua posição;
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Abacaxi: este produto, geralmente, não está apresentando um resultado satisfatório em relação a investimento e retorno, visto que tanto sua participação no mercado, quanto sua taxa de crescimento são baixas e/ou estão em declínio.
A estratégia que sua empresa deve adotar é distribuir os produtos do seu portfólio nessa matriz de modo que ela seja sempre atualizada acompanhando as mudanças de comportamento de consumo. Desta forma, um produto que hoje se enquadra em determinado quadrante, pode ocupar outro futuramente, e é exatamente esse remanejamento que fortalece o ciclo.
Portanto, para realizar uma gestão eficiente do seu portfólio de produtos, esteja alinhado com as metas e objetivos do seu negócio, defina sua persona para localizar seu público-alvo, crie hipóteses e as valide para tomar decisões baseadas em dados, bem como as métricas do seu plano de ação.
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