Marketing Inclusivo: como implementar em sua empresa

O Marketing Inclusivo é uma estratégia que engloba conceitos de diversidade e que visa englobar e gerar identificação a todos os públicos.

O Marketing Inclusivo é um conceito dessa área que tem como principal objetivo a criação de conteúdos a campanhas publicitárias que representem todos os públicos possíveis, independentemente de suas peculiaridades geográficas, demográficas, comportamentais ou quaisquer tipo de nicho no mercado.


Isso quer dizer que essa abordagem deve dialogar com questões específicas, como gênero, faixa etária, orientação sexual, etnia etc. Dessa forma, estratégias pautadas nesses quesitos, são muito valorizadas pela maior parte das pessoas atualmente, visto que quanto mais o público se identificar com sua ação de marketing, maiores são as chances deles criarem uma conexão com a sua marca e consumí-la.


Por que investir no Marketing Inclusivo?

Esse tipo de marketing se torna vantajoso não só para a organização, como também para os clientes: as empresas conseguem alcançar uma audiência muito superior e ganhar uma visibilidade muito positiva; já os consumidores, por sua vez, se sentem mais valorizados e incluídos.  A ECA-USP preparou alguns motivos para apostar nesse tipo de marketing, confira:

Reconhecimento de marca

O Marketing Inclusivo pode ser uma boa ferramenta para encantar clientes e fidelizá-los quando bem executado. Reforçar seu posicionamento sobre isso enquanto marca, promove uma ótima imagem para seus consumidores.

Mais conexão com seus clientes

Abordar pautas que estão em falta no mercado e que você sabe que faz parte das características do seu público, acarreta em um efeito muito benéfico na relação do cliente com a sua marca, visto que desperta um sentimento de prestígio.


Possibilidade de parcerias

Apoio à causas sociais, diversidade, acessibilidade, entre outros, podem ser temas propícios à parcerias que agregam valor ao seu negócio e proporcionam a sensação de pertencimento e contribuição aos seus clientes.


Como implementar o Marketing Inclusivo na minha empresa?

O Marketing Inclusivo é uma prática que deve ser trabalhada a fim de ampliar seu público e expandir sua experiência com a sua marca. Dito isso, conheça os 4 pilares recomendados que você deva implementar no seu funil de vendas para atrair propiciar uma publicidade positiva, fidelizar consumidores e convertê-los em seus clientes:


  • Tenha uma equipe diversificada: possibilita diferentes perspectivas para proporcionar ideias e soluções distintas;


  • Dialogue com seu público: colha dados e sugestões para compor um posicionamento mais assertivo;


  • Imagens do mundo real: dê preferência a um banco de imagens que representam e sejam mais condizentes com a realidade;


  • Desenvolva uma abordagem inclusiva: fique atento se o seu artigo pode está apto a gerar identificação para a maior parte dos leitores.


Conheça o MBA DA ECA-USP

A ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo) oferece o curso de MBA Comunicação e Marketing para que você se especialize e se destaque na área! Acesse nosso site e matricule-se agora mesmo!

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 97653-8601

(11) 3091-1584

  • endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária CEP 05508-020 – São Paulo

  • email: [email protected]

  • WhatsApp: Clique aqui

Siga-nos