Data Driven Marketing: o que é e como aplicar em 2023

O Data Driven Marketing, ou marketing orientado, utiliza dados para interpretar tendências e desenvolver estratégias mais eficientes.

Data Driven Marketing é uma abordagem dos profissionais dessa área que utilizam métricas e dados a fim de guiá-los para tomar decisões, desenvolver estratégias e campanhas da marca mais eficientes. Os principais objetivos dessa prática são aprimorar a experiência do cliente, como também melhorar o ROI (Retorno Sobre Investimento) nos canais de comunicação da empresa.


Para criar uma estratégia de marketing eficaz, é preciso identificar e analisar as tendências de consumo e comportamento dos consumidores para montar uma campanha com uma mensagem mais precisa. Também é muito importante mensurar os resultados das suas ações, assim como medir seu impacto na jornada do seu cliente.


Ao praticar o marketing fundamentado em dados, é possível melhorar a experiência de compra do consumidor significativamente, direcionar campanhas, otimizar seus conteúdos, dessa forma, ajudando a impulsionar o sucesso do seu negócio. Entretanto, ao utilizar os dados dos seus leads, deve-se atentar-se às recomendações da LGPD, visto que reter informações pessoais de outras pessoas requer muita cautela e cuidado.


Vantagens do Data Driven Marketing

Implementar o método do Data Driven Marketing na sua companhia significa estar a frente no mercado competitivo, por isso, a ECA-USP separou alguns dos principais benefícios dessa prática, confira a seguir.

Direcionamento ao público certo

Dentre muitas outras usabilidades, o marketing orientado por dados também é extremamente útil para entender os interesses, preferências e hábitos da sua audiência - o que possibilita criar campanhas customizadas com mensagens adequadas à sua persona. 

Melhora na experiência do cliente

O Data Driven Marketing contribui para gerar valor durante toda a experiência de compra do seu cliente. Visto que a satisfação da sua audiência é um grande fator para tornar sua relação com a sua marca mais duradoura e fiel.

Prevenção de erros

Empresas que utilizam esse método têm um melhor aproveitamento da quantia investida em suas campanhas, já que existem muito menos chances de encontrar falhas e rejeições nos resultados das suas estratégias. 

Aumento do ROI

Todas as vantagens apresentadas anteriormente ajudam a aumentar o Retorno Sobre o Investimento (ROI) do seu negócio.


Como implementar o Data Driven Marketing

Depois de vermos a importância da implementação do Data Driven Marketing, agora é preciso saber como praticar esse método desde a análise dos dados até as métricas, para isso, confira as 5 dicas que preparamos para você:


  • Colete e analise os dados: avalie como utilizar as informações de forma estratégica;


  • Defina objetivos: determine qual será a usabilidade dos dados coletados;


  • Segmente seu público: proporcione uma experiência personalizada para sua audiência;


  • Otimize seu conteúdo: utilize os dados da sua base de clientes para criar materiais pautados de acordo com o contexto da sua persona;


  • Esteja presente dos meios digitais: desenvolva campanhas que atinjam os usuários das redes sociais das quais seu público esteja concentrado.


CONHEÇA O MBA COMUNICAÇÃO E MARKETING DA ECA-USP

A aquisição do conhecimento está cada vez mais fácil e prática, pensando nessa flexibilidade, a ECA-USP oferece o curso de MBA Comunicação e Marketing com aulas totalmente online e que farão a diferença no seu desempenho profissional.


Faça agora mesmo sua inscrição em nosso curso! Para quaisquer dúvidas, entre em contato conosco, será um prazer poder ajudá-lo (a).

Compartilhe esta notícia

  • Escola de Comunicações e Artes

    Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
    A Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ou (ECA-USP) é uma instituição pública de ensino superior localizada na cidade de São Paulo. Como parte da Universidade de São Paulo (USP), é considerada uma unidade de ensino, pesquisa e extensão. A ECA foi fundada em 15 de junho de 1966, e hoje é formada por oito departamentos. Oferece 21 cursos de graduação, sendo 13 deles da área de Artes e 8 voltados às comunicações.

Contato

(11) 97653-8601

(11) 3091-1584

  • endereço: Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária CEP 05508-020 – São Paulo

  • email: [email protected]

  • WhatsApp: Clique aqui

Siga-nos