Data Driven Marketing: o que é e como aplicar em 2023
O Data Driven Marketing, ou marketing orientado, utiliza dados para interpretar tendências e desenvolver estratégias mais eficientes.
Data Driven Marketing é uma abordagem dos profissionais dessa área que utilizam métricas e dados a fim de guiá-los para tomar decisões, desenvolver estratégias e campanhas da marca mais eficientes. Os principais objetivos dessa prática são aprimorar a experiência do cliente, como também melhorar o ROI (Retorno Sobre Investimento) nos canais de comunicação da empresa.
Para criar uma estratégia de marketing eficaz, é preciso identificar e analisar as tendências de consumo e comportamento dos consumidores para montar uma campanha com uma mensagem mais precisa. Também é muito importante mensurar os resultados das suas ações, assim como medir seu impacto na jornada do seu cliente.
Ao praticar o marketing fundamentado em dados, é possível melhorar a experiência de compra do consumidor significativamente, direcionar campanhas, otimizar seus conteúdos, dessa forma, ajudando a impulsionar o sucesso do seu negócio. Entretanto, ao utilizar os dados dos seus leads, deve-se atentar-se às recomendações da LGPD, visto que reter informações pessoais de outras pessoas requer muita cautela e cuidado.
Vantagens do Data Driven Marketing
Implementar o método do Data Driven Marketing na sua companhia significa estar a frente no mercado competitivo, por isso, a ECA-USP separou alguns dos principais benefícios dessa prática, confira a seguir.
Direcionamento ao público certo
Dentre muitas outras usabilidades, o marketing orientado por dados também é extremamente útil para entender os interesses, preferências e hábitos da sua audiência - o que possibilita criar campanhas customizadas com mensagens adequadas à sua persona.
Melhora na experiência do cliente
O Data Driven Marketing contribui para gerar valor durante toda a experiência de compra do seu cliente. Visto que a satisfação da sua audiência é um grande fator para tornar sua relação com a sua marca mais duradoura e fiel.
Prevenção de erros
Empresas que utilizam esse método têm um melhor aproveitamento da quantia investida em suas campanhas, já que existem muito menos chances de encontrar falhas e rejeições nos resultados das suas estratégias.
Aumento do ROI
Todas as vantagens apresentadas anteriormente ajudam a aumentar o Retorno Sobre o Investimento (ROI) do seu negócio.
Como implementar o Data Driven Marketing
Depois de vermos a importância da implementação do Data Driven Marketing, agora é preciso saber como praticar esse método desde a análise dos dados até as métricas, para isso, confira as 5 dicas que preparamos para você:
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