Marketing Sensorial: o que é e exemplos práticos

O Marketing Sensorial é uma poderosa ferramenta que vai além do convencional, criando conexões emocionais e experiências memoráveis.

Num ambiente em que as estratégias de marketing buscam gerar um processo de venda mais orgânico, dando mais liberdade ao cliente, o Marketing Sensorial surge como uma das alternativas. Ao estimular os sentidos de um cliente, aumenta-se a probabilidade de fechar negócio e, consequentemente, conseguir resultados melhores.


A base para o Marketing Sensorial está no estímulo dos vários sentidos, a fim de atrair a atenção e o desejo do público. Usando esse método, é desenvolvido um cenário propício para vendas, criando um tipo de funil pautado na personalização e na subjetividade.


Afinal, como funciona o Marketing Sensorial?

O Marketing Sensorial é uma forma de estimular os sentidos do corpo humano (tato, olfato, paladar, visão e audição) em campanhas publicitárias, a fim de despertar a conexão do público com a marca. A seguir, confira como cada um dos cinco sentidos atua nessa estratégia.


1. Olfato: Esse é um sentido muito importante quando se cria a “personalidade sensorial” da marca. Os odores podem estar ligados a lembranças e, quando estimulados adequadamente, são relacionados de maneira quase que instantânea pelo consumidor. Um exemplo prático é o cheiro de pão recém-assado em uma padaria, que muitas vezes resulta na compra do alimento.


2. Paladar: Ambientes que oferecem café com bolachas exemplificam o uso do paladar como estratégia sensorial. O uso do paladar é muitas vezes utilizado para criar uma experiência agradável ao cliente, como em consultórios médicos.


3. Visão: Quando focado no reconhecimento de marca, a visão é um poderoso sentido. Elementos como cores, tipografia e embalagens compõem a identidade visual da marca. Coca-Cola e McDonald's são exemplos de marcas reconhecidas pelas cores utilizadas em sua identidade visual.


4. Tato: Esse sentido pode ser explorado no design de pontos de vendas, proporcionando conforto e bem-estar aos clientes. A possibilidade de trocar o produto, experimentar roupas ou sentir a textura de um produto contribui para uma experiência sensorial positiva.


5. Audição: Por fim, a audição é uma estratégia para associação subjetiva. Músicas em ambientes comerciais, como elevadores ou salas de espera, buscam criar um ambiente confortável.


As reais vantagens do Marketing Sensorial

Atualmente, as empresas estão se empenhando cada vez mais em proporcionar experiências positivas que impactem os clientes. As estratégias de Marketing Sensorial podem garantir o desenvolvimento de um vínculo emocional mais intenso com o público, resultando na fidelização de clientes. A seguir, confira as principais vantagens do Marketing Sensorial.


  • Fidelização de clientes: Consumidores fiéis acompanham as novidades do negócio e tendem a escolher produtos ou serviços da empresa, antes de buscar a concorrência. Além disso, a fidelização também leva à recomendação da marca para familiares e amigos.


  • Identidade de marca: Ao criar um ambiente com elementos sensoriais, a empresa se diferencia no mercado. Isso atrai tanto clientes quanto um público curioso em busca de experiências diferenciadas.


  • Estímulo à compra: O Marketing Sensorial, de forma discreta, estimula o público a consumir mais. Ambientes confortáveis e agradáveis podem incentivar os clientes a permanecerem mais tempo na loja, aumentando a oportunidade de compra. 


A título de exemplo, a Melissa, conhecida pela inconfundível fragrância de tutti-frutti em seus calçados e demais produtos, realizou uma ação sensorial nas estações de trem de São Paulo. Durante 27 dias, a campanha “A Nossa Essência é Tutti-Frutti, e a sua? #PraOndeASuaEssênciaTeLeva” levou o aroma característico, caracterizações especiais e uma imersão no universo Melissa a trens e estações. Essa estratégia sensorial criou uma experiência única, além de ter reforçado a identidade da marca.


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